O João Amorim é Consultor Comercial de Frotas da Carby há 3 anos. Conversamos com ele para perceber a sua rotina diária.

De uma forma genérica, quais as funções de um gestor de frota? Ou seja, como é o dia a dia de um gestor de frotas?
O meu dia começa ou termina com um briefing com o Chefe de Vendas, para planear o próprio dia ou o dia seguinte, respetivamente. Tenho visitas agendadas todos os dias, divididas em acompanhamento a negócios em curso ou 1º contacto, intercalado com entregas programadas de viaturas.

Tens um local de trabalho fixo ou, por vezes, o "carro é escritório”? 
Tenho uma base de trabalho, em Avintes, Vila Nova de Gaia, onde me concentro a elaborar propostas e constituir ou finalizar dossiers de venda. Há dias, quando tenho maiores distâncias a percorrer, que faço do carro o meu escritório. Em média percorro cerca de 2000 km por mês.

Como se consegue gerir uma carteira de clientes, sendo que cada um tem necessidades muito específicas?
Conhecendo bem os clientes e as suas necessidades. Por vezes, conquistamos os clientes por uma marca ou um tipo de produto, depois com o aprofundar da relação e do conhecimento. Fazemos uma cobertura total com todas as nossas marcas e serviços. No nosso tipo de negócio temos de estar munidos de bastante informação para que o aconselhamento supra as necessidades dos clientes.

A função do comercial é apenas uma parte do processo. Há a de conselheiro, de contabilista, de mediador de crédito e até de jurista… Como se consegue dar sempre a melhor resposta?
As respostas às questões mais frequentes estão sempre presentes. Quando surgem questões mais invulgares, ou de âmbito mais específico, consulto Chefe de Vendas, que me dá a resposta ou me informa onde posso obter as respostas. O nosso mercado está em constante evolução, o que nos obriga a estar sempre atualizados, diariamente recebemos informação das marcas e do próprio mercado.


O crescimento do negócio digital que se fez sentir no cliente particular, também se refletiu no mercado das frotas?
Os clientes empresariais usam os meios digitais para consulta. Contudo, para aquisição os clientes preferem sempre finalizar os negócios pessoalmente, dada as variáveis técnicas a ter em conta na utilização dos veículos comerciais.

Apesar de os clientes maioritariamente já terem definidas tipos de viaturas, acabam sempre por, junto de nós, perceberem se temos algum tipo de oferta que se possa enquadrar melhor. O nosso trabalho de consultoria solidifica cada vez mais as nossas relações juntos dos clientes e é também um ponto importante na conquista de novos negócios.

Que conselhos darias a um gestor de frota novato?
Apaixonar-se pela atividade. Saber ouvir, para avaliar bem as necessidades, ter disponibilidade para o cliente, nunca deixar de dar uma resposta, bom conhecimentos dos produtos e serviços inerentes à atividade. É necessário sermos consistentes, nas adversidades podem surgir boas oportunidades para novos negócios.