BEV * HEV PHEV * REEV * FCEV

Uma mão-cheia de siglas e acrónimos que identificam os mais recentes produtos da indústria automóvel em matéria de mobilidade sustentável, sejam eles elétricos ou eletrificados, mas que ainda geram algumas dúvidas.

Fique a conhecer o que cada uma significa:

BEV (Battery Electric Vehicle)Veículos elétricos alimentados a bateria
100% elétrico. Não possui motor a combustão, logo não recorre combustíveis fósseis e é isento de emissões. O motor elétrico é alimentado por uma bateria carregável na rede elétrica (tomada doméstica, wallbox ou estação de carregamento público). Atualmente estão em funcionamento cerca de 4500 postos, o que se traduz em cerca de 8000 pontos, em Portugal.
HEV (Hybrid Electric Vehicle)Veículos híbridos
Genericamente conhecidos como híbridos. Tanto usam um motor de combustão, como um ou dois motores elétricos. A bateria não pode ser carregada através de uma fonte de energia externa. Este grupo subdivide-se entre os chamados híbridos leves MHEV (Mild Hybrid Electric Vehicle) e os híbridos puros SHEV (Strong Hybrid Electric Vehicle).

Os MHEV utilizam um motor de combustão interna, que por sua vez fornece energia a um motor elétrico de 48V. A alimentação deste sistema é obtida com a função Star & Stop ou regeneração da potência de travagem. Este trabalho conjunto permite melhorar a capacidade de resposta do automóvel e, em simultâneo, a eficiência tanto em termos de consumos como emissões. Em média, estes modelos apresentam uma poupança de combustível até 1 litro por cada 100 quilómetros percorridos.


Os SHEV também são impulsionados pelo motor de combustão. Contudo, o motor elétrico pode trabalhar de forma autónoma e em modo exclusivamente elétrico, em velocidades inferiores a 50 km/h e durante curtas distâncias – percursos na ordem dos três quilómetros. Numa utilização citadina ou em zonas de ruído reduzido, este sistema é uma mais valia.

PHEV (Plug-In Hybrid Electric Vehicle)Híbrido Recarregável Plug-in
Base idêntica a um HEV. Diferenças residem na forma de utilização e bateria que alimenta o motor elétrico poder ser carregada através de ligação externa. Estes veículos podem funcionar tanto com o recurso ao motor de combustão interna como ao elétrico, dependendo das necessidades de condução e do nível de carga da bateria. Carregamento igual ao de um 100% elétrico.

Têm a vantagem de permitirem a circulação em modo exclusivamente elétrico, com velocidades superiores a 100 km/h e, alguns modelos, já apresentam uma autonomia superior a 100 km. Por outras palavras, nos percursos do dia-a-dia na cidade conseguimos circular sempre com zero emissões, sendo o motor a combustão apenas chamado ao serviço para as viagens mais longas.

E-REV (Electric Vehicle with Range Extender) ou REEV (Range-Extended Electric Vehicles)Veículo Elétrico com Extensor de Autonomia ou Veículo Elétrico de Autonomia Estendida
Movidos exclusivamente por motor elétrico. Para além do convencional carregamento externo, existe uma fonte extra de alimentação e carregamento da bateria. Tecnologia ainda pouco popular.
FCEV (Fuel Cell Electric Vehicle)Veículo Elétrico com Célula de Combustível
Solução que recorre exclusivamente a um motor elétrico. Alimentação feita através de células de combustível de hidrogénio, que geram eletricidade. Utilização livre de emissões. São necessários apenas 5 minutos para o carregamento total do depósito. Permite autonomias na ordem dos 600 km.